Enoturismo: uma viagem em meio a vinícolas, cultura, gastronomia e arte

Já imaginou passear por videiras centenárias, conhecer o processo de produção de um bom vinho, degustar muitos tipos e saber mais da história do local e ainda poder se hospedar dentro do vinhedo para provar o melhor da gastronomia da região com menu harmonizado?

Pois é bem isso que acontece em algumas vinícolas mundo afora. Uma verdadeira experiência sensorial por meio do enoturismo, algo que vem conquistando cada vez mais adeptos. Uma viagem que pode ser de férias esticadas ou de alguns dias, a dois, em família e amigos ou até mesmo sozinho.

Muitas vinícolas acabam virando referência nesse segmento, caso de uma das bodegas mais emblemáticas da Argentina, a Zuccardi, localizada em Mendoza na espetacular região do Valle de Uco. Zuccardi ganhou recentemente o prêmio The World’s Best Vineyards ou seja, foi considerada a melhor vinícola da América do Sul e do mundo. Louros merecidos. Toda a matéria prima usada na cozinha do restaurante da Zuccardi, que fica numa bela construção, são locais. A Casa do Visitante da Zuccardi oferece a possibilidade de conhecer os vinhedos em carros antigos e bicicletas; além é claro, da visita tradicional às salas de tanques e de barris, com degustação de vinhos ao final. Após tantas atividades, o apetite aumenta e é fácil se deliciar com a suculenta parrilla servida com vegetais também grelhados, no restaurante da bodega, em meio a um lindo jardim. Pode-se fazer uma colheita de azeitonas e elaborar seu próprio azeite.

Vinícola Zuccardi

No Chile a Viña Leyda é outro paraíso. Localizada numa área de pastagens naturais na margem do rio Maipo tem 230 hectares de vinhas. Há uma programação completa de passeio pelos vinhedos, degustações e gastronomia.

Viña Leyda

Já no Velho Mundo, na tradicional região italiana da Toscana, encontra-se a vinícola Mazzei, fundada em 1435.  São seis séculos produzindo vinhos em três localidades diferentes: Belgrado, Fonterutoli e Zisola, sendo apenas os dois últimos disponíveis para visitas. A Fonterutoli é uma aldeia a poucos quilômetros de Siena – é possível ver a Torre del Magia do local. A propriedade, com 650 hectares, tem casas erguidas em 1500. Por isso, ao andar por lá, parece que se está na Idade Média. No Castello di Fonterutoli é possível fazer uma visita aos vinhedos e à produção dos vinhos, além de degustar alguns rótulos. A ideia é misturar experiências sensoriais e a história de Mazzei no tour.

Vinícola Mazzei

Também na Itália, a espetacular vinícola Allegrini que em 1983, Walter, Franco e Marilisa Allegrini expandiram e modernizaram o negócio fundado pelo pai e que tem entre seus vinhos mais prestigiados o Palazzo della Torre. Com parceria com o Villa Giona, hotel que, de tão próximo da vinícola, em San Pietro in Cariano, pequeno vilarejo de Verona, no Vêneto, acaba por fazer parte do conjunto. Cada um dos quartos da Villa, construída no século 16 para abrigar os membros da nobre família Giona, tem decoração renascentista, inspirado em um artista da época.

Vinícola Allegrini

No Uruguai, numa cidade ao lado de Montevidéu está a vinícola Pizzorno. Fundada em 1910 e administrada até hoje pela mesma família. As visitas são guiadas e sempre são encerradas com uma ótima degustação de vinhos e almoço. E se o visitante preferir, a vinícola faz um vinho com rótulo personalizado.

Vinícola Pizzorno

Voltando para o Velho Mundo, mais uma vez na Itália, a San Marzano, na Puglia foi construída em 1962, uma típica construção italiana rodeada por vinhedos e montanhas. Nela, grupos guiados conhecem sobre a produção dos diversos vinhos ali produzidos, aprendem a degustar (ou para os não leigos, aprimoram as técnicas de degustação), passeiam e se hospedam.

Vinícola San Marzano

Outra dica é o excepcional Château de Berne na França. Lá produzem vinhos Côtes de Provence tintos, rosés e brancos que estão entre os melhores do mundo. A vinícola é protegida por 500 hectares de bosques com noites frescas e dias ensolarados. Na propriedade também se produz mel, trufas e azeite. O Hotel cinco estrelas do Château de Berne, data do século XVIII, e é um luxuoso refúgio para o relaxamento e o bem-estar cujo conceito se articula em torno a dois temas: a Provença e o vinho. O hotel tem o prestigiado selo Relais & Chateaux e é o único com spa na Provence. Os 27 quartos combinam autenticidade e espírito contemporâneo. Do quarto clássico à suíte familiar. Na propriedade é possível fazer passeios de bicicleta pela região e aulas de gastronomia com chefs estrela Michelin.

Château de Berne

Gostou? Então comece a experiência, visitando uma de nossas lojas para provar vinhos provenientes dessas vinícolas, representadas no Brasil com exclusividade pela Grand Cru. E aproveite para saber mais das nossas novidades para 2020 que incluem ações de enoturismo.

Esta matéria fala sobre: