CAFAYATE: TERROIR ÚNICO DE RARA BELEZA

Estabelecida na região dos Vales Calchaquíes, em Salta, a localidade de Cafayate concebe refinados vinhos argentinos, dentre eles a melhor expressão da casta Torrontés.

41535675

Rodeada por deslumbrantes paisagens naturais, como a Quebrada de Cafayate, o encanto do local também é reconhecido por seu ritmo de vida calmo e tranquilo, impressionante arquitetura e pelo belíssimo Museo de la Vid y el Vino – http://www.museodelavidyelvino.gov.ar/

As características do terroir de Cafayate são identificadas pela excelente amplitude térmica, baixíssima precipitação anual (200mm) e solos predominante arenosos. Somam-se a esse repertório a captação das águas de ótima qualidade dos rios Calchaquí e Santa Maria e dos ventos da região que asseguram a baixa umidade, fator chave para reduzir as probabilidades de enfermidades nos vinhedos.

Além de insuperável habitat natural da Torrontés, a região também é conhecida pela alta qualidade de outras castas, especialmente as tintas Malbec, Cabernet Sauvignon e Tannat.

quebrada_minerals

EL PORVENIR

Autêntica representante da essência de Cafayate, a bodega familiar El Porvenir trabalha com extrema dedicação e respeito ao terroir. Seus vinhedos próprios, a colheita sempre manual, com duplo processo de seleção e habilidosa utilização de barricas americanas e francesas garantem aos vinhos a rigorosa pureza exigida por um terroir sui generis.

A bodega está dividida em quatro vinhedos: Finca Río Seco, com 60 hectares e idade média das vinhas de 12 anos, onde são cultivadas Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Tannat e Petit Verdot. Finca El Retiro, localizada a 1.750 metros acima do nível do mar, possui 18 hectares de vinhas velhas com 45 anos de idade, predominante ocupada pela emblemática casta Torrontés e em menor quantidade por Malbec e Tannat. E as  fincas Alto Los Cardones (Malbec) e Los Cuises (Chardonnay, Malbec e Petit Verdot).

O resultado são vinhos de excelente qualidade, El Porvenir – ícone da família, Laborum – varietais com personalidade artesanal, e Amauta – harmonia em cortes representados pelos valores respeito, inovação, inspiração e reflexão.

header-wine-amauta

NOVIDADE NA GRAND CRU

Inseridos na seleção da Grand Cru, os vinhos Laborum e Amauta já estão disponíveis para os enófilos apaixonados por terroir, qualidade e preço justo. O grande destaque fica por conta do Laborum Torrontés Oak Fermented, da Finc a El Retiro, avaliado pelo Guia Descorchados 2014 como o melhor Torrontés da Argentina, com 93 pontos!

Ouse descobrir.

Esta matéria fala sobre: