Vinícola Zuccardi: o lar da inovação enológica de Mendoza

A família Zuccardi desenvolve seu trabalho com base em quatro objetivos: elaborar vinhos da mais alta qualidade, manter uma constante capacidade de inovação, trabalhar em total harmonia com o meio ambiente e ser útil para a comunidade onde estão inseridos.

História da vinícola argentina Zuccardi

Foi no ano de 1963 que o engenheiro Alberto Zuccardi fundou a vinícola que leva o sobrenome de sua família, a Zuccardi Wines. Na época, começou as experimentações de um novo sistema de irrigação que idealizou com base em um método então usado na Califórnia. Muita coisa aconteceu nas últimas décadas na história da vinícola, mas o fato é: a essência da Zuccardi segue a mesma desde então. As três gerações se reúnem no comando da vinícola familiar, que ainda é um dos maiores lares de inovação enológica de Mendoza, trabalhando mais de 35 variedades pouco comuns na principal região vinícola da Argentina. Não à toa, Sebastián Zuccardi está em primeiro lugar no ranking dos 10 melhores enólogos da América do Sul, além de estar, ao lado do seu pai Jose Alberto Zuccardi, na lista das cinco pessoas mais influentes do vinho argentino.

Mendoza: Vale do Uco

O Vale do Uco, no pé da Cordilheira dos Andes, em Mendoza, é um oásis cultivado numa das mais elevadas altitudes mendocinas. Nesta localização privilegiada, os vinhedos da Zuccardi se beneficiam de seu clima frio e seco e boa amplitude térmica.

A combinação de variados microclimas, altitudes, tipos de solo e os cuidados com a vinha resultam em múltiplos terroirs. A Zuccardi tem o desafio de interpretar fielmente para expressar a identidade de cada um deles em seus vinhos.

Cliente Grand Cru é visitante especial na vinícola Zuccardi Valle de Uco e ganha 10% de desconto para fazer as visitas guiadas pela propriedade da vinícola, vivendo a experiência de conhecer as vinhas pessoalmente, participar das degustações fechadas e conhecer o Piedra Infinita Cocina, o restaurante icônico da família. Compre qualquer vinho da Zuccardi em nossas lojas ou e-commerce durante o mês de dezembro e ganhe o seu voucher!

Os vinhos da Zuccardi

Os vinhos Zuccardi expressam a essência dos solos e as condições climáticas extremas e altitude em que são plantadas as vinhas. O crescimento e desenvolvimento da linha Zuccardi foi liderado por Sebastián Zuccardi, que tem como premissa elaborar vinhos com identidade através da exploração do terroir no Vale do Uco.

Zuccardi Série A

A Séria A remete a Série Argentina, uma linha que revela a riqueza dos solos e microclimas do país, por meio de vinhos que expressam cada variedade de uva. A Argentina é a essência e identidade dos vinho da Série A.

Variedades reconhecidas do país que são expressas nos melhores terroirs da vinícola: Malbec no Vale do Uco e Torrontés em Salta.

Vinho Tinto Zuccardi Serie A Malbec 2017

 

Vinho Branco Zuccardi Serie A Torrontes 2017

Zuccardi Q

O nome da linha Zuccardi Q resulta da prática de marcação com um “Q” de qualidade – as parcelas mais antigas e uniformes de cada vinha, que são trabalhadas com especial atenção para obter uvas de qualidade excepcional. Hoje, as uvas que são usadas na produção da Zuccardi Q vêm de microrregiões reconhecidas no Vale do Uco selecionadas de vinhas velhas.

São duas variedades tintas, a Zuccardi Q Malbec e Q Tempranillo, e a variedade branca Zuccardi Q Chardonnay.

O Malbec foi originado de vinhedos da Zuccardi de solo vulcânico e ricos em calcário em Gualtallary e El Peral, sub-regiões mendocinas de Tupungato, e fermentado com leveduras nativas, depois envelhecido em carvalho. O resultado? Um Malbec de cor profunda (chegando a tons azulados!) e aroma intenso de frutas vermelhas e flores, como rosa e violeta, além de toques de ervas.

Vinho Tinto Zuccardi Q Malbec 2016

Depois de ganhar o mundo por meio dos seus belíssimos vinhos espanhóis – principalmente de Ribera del Duero, Rioja e Toro -, a Tempranillo começa a conquistar o outro lado do Atlântico, a Argentina. Foi aos cuidados da tradicionalíssima família Zuccardi que nasceu este Q Tempranillo, que mostra boa complexidade aromática e bom equilíbrio no paladar.

Vinho Tinto Zuccardi Q Tempranillo 2014

O Q Chardonnay foi originado de vinhedos da Zuccardi de solo vulcânico e ricos em calcário em Gualtallary e El Peral, sub-regiões mendocinas de Tupungato. Além de ter sido fermentado em tanques de concreto e em barris de carvalho com leveduras nativas, o vinho permaneceu em contato com as borras (método conhecido por “sur lie”) e sem realizar fermentação malolática. O resultado é um Chardonnay de cor clara, com perfume floral e de frutas brancas, com boa acidez e cremosidade, e caráter mineral preservado.

Vinho Branco Zuccardi Q Chardonnay 2016

Polígonos del Valle de Uco

Polígonos del Valle de Uco é uma seleção dos melhores lotes que expressam as características únicas de diferentes terroirs dentro do vale. Estes são vinhos de vinhedos selecionados que revelam as diferenças de altitude, solo e clima que caracterizam as sub-regiões de San Pablo, Paraje Altamira e Gualtallary.

Vinho Tinto Zuccardi Poligonos Malbec 2015

Concreto

O nome do vinho – Concreto – não foi dado à toa. Trata-se de um 100% Malbec, originado no vinhedo da Zuccardi chamado Piedra Inifita, muito rochoso e com rico depósito de material calcário. O vinho foi fermentado em tanques de concreto apenas com leveduras nativas (sendo que metade das uvas foram fermentadas com cachos inteiros). Depois de pronto, o vinho estagiou também em tanques de concreto, sem nunca ter visto qualquer carvalho.

Vinho Tinto Zuccardi Concreto Malbec 2016

Tito Zuccardi

Tito Zuccardi é um vinho que não tem limites. Este blend único foi desenvolvido em homenagem a Alberto Zuccardi, conhecido por todos como “Tito” – um grande visionário que plantou as primeiras vinhas da família. O vinho é uma mistura de variedades clássicas com não tradicionais exclusivamente de vinhas de Paraje Altamira no Vale do Uco. Feito de maioria Malbec, tem partes de Cabernet Sauvignon, Ancellota e Caladoc, fermentadas em cubas de concreto com levedura nativa, o vinho é depois envelhecido em carvalho francês por 12 meses.

Vinho Tinto Zuccardi Tito Paraje Altamira Blend 2015

José Zuccardi

Feito a partir de um corte de 90% Malbe e 10% de Cabernet Sauvignon, este vinho foi uma homenagem do enólogo Sebastián Zuccardi, hoje a frente da vinícola que leva o nome de sua família, a seu pai. De acordo com o jovem enólogo, que levou o primeiro lugar no prêmio de Melhores Enólogos da América do Sul pela Decanter Magazine, o vinho representa a história de busca e superação de seu pai pelo vinho que melhor expressasse a região de Mendoza – ei-lo aqui.

Vinho José Zuccardi Malbec 2013

Fósil

Fósil é uma homenagem da Zuccardi às técnicas ancestrais da enologia e à máxima expressão da Chardonnay no Vale do Uco, em Mendoza. Originado em solos aluviais no vilarejo de San Pablo, este 100% Chardonnay foi fermentado em tanques de concreto e barris de carvalho com leveduras indígenas, e depois se manteve em contato com as borras (método conhecido por “sur lie”). O que esperar deste vinho branco? Frescor e simplicidade no nariz, mas força e presença no paladar. Flores e frutas brancas se mostram extremamente elegantes no nariz.

Vinho Branco Zuccardi Fósil Chardonnay 2016

Zuccardi Aluvional

Zuccardi Aluvional é uma seleção dos melhores solos de origem aluvial no Vale do Uco, em Mendoza. As particularidades de cada parcela de terra foram expressadas pela variedade que melhor representa a região: a uva Malbec.

A força erosiva dessas inundações geradas pelo derretimento de geleiras pode ser vista nos solos com rochas de grande magnitude, bordas arredondadas e heterogeneidade. Na produção dos vinhos Zuccardi Aluvional os enólogos da vinícola buscam destacar a singularidade e autenticidade desse terroir.

Vinho Tinto Aluvional Paraje Altamira Mlabec 2012

Zuccardi Finca

Zuccardi Finca é uma linha de vinhos da vinícola pensada especialmente para representar os melhores microrregiões da Argentina. O termo Finca determina um lugar específico, um pequeno lote de terra, de características únicas.

O vinhedo da Zuccardi chamado Canal Uco está situado em Altamira, no Vale do Uco, sub-região de Mendoza. O solo aluvial franco-arenoso tem profundidade média e é superfície de uma camada de argila com pedras erodidas e cobertas por carbonato de cálcio. Nesse cenário único, nasceu o Zuccardi Finca Canal Uco 100% Malbec, que fermentou em tanques de concreto com leveduras nativas e depois estagiou em carvalho.

Vinho Tinto Zuccardi Finca Canal Uco 2013

Localizado no Vale do Uco, mais especificamente em Paraje Altamira, o vinhedo do Piedra Infinita é um dos mais importantes da Zuccardi. Isso porque o solo, riquíssimo em calcário – com elevado conteúdo de pedras grandes cobertas de carbonato de cálcio -, dá origem a vinhos especiais. Depois de nascer nesse cenário único, este 100% Malbec, fermentado em tanques de concreto apenas com leveduras nativas, estagiou em carvalho, resultando em um tinto de grande estrutura, boa acidez e mineralidade.

Vinho Zuccardi Piedra Infinita 2014

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

5 destinos de vinho imperdíveis que você precisa conhecer

Continue lendo

A história do vinho na Argentina

Continue lendo

3 lugares para comer (e se aquecer) no inverno em São Paulo, por Paola Perroti

Continue lendo