A vinícola Zorzal e os irmãos Michelini

Fundada pelos irmãos Michelini, a vinícola Zorzal é uma das vinícolas mais reconhecidas pela imprensa especializada em vitivinicultura.

Continue lendo

Conheça os grandes vinhedos do Novo Mundo

São uma série de fatores que transformam uma faixa de terra em um vinhedo muito especial, capaz de produzir vinho superiores: o solo, o microclima, a exposição solar e a uva que melhor se expressa.

Continue lendo

Conheça os cinco B’s da Itália: Barolo, Barbaresco, Barbera, Brunello e Bolgheri

Para quem ainda está dando os seus primeiros passos no mundo do vinho, a expressão “os B's da Itália” pode parecer um pouco incomum. Afinal, o que seriam esses tantos B's que a Itália tem?

Continue lendo

A vinícola San Marzano e a região da Puglia: conheça o sul da Itália

A vinícola San Marzano nasceu na região da Puglia, chamada de Apulia em português, no sul da Itália, a partir de um grupo de viticultores que se juntaram para produzir vinhos. Todos os integrantes vieram de famílias que há gerações trabalhavam com vinhedos por lá, mantendo vivas na nova organização as tradições locais.

Continue lendo

Conheça as principais regiões vinícolas de Portugal

Portugal, um dos menores países da Europa, é também um dos maiores produtores de vinho no mundo. Segundo dados do Wine Institute, o país reserva cerca de 180 mil hectares do seu território para a produção de vinho e, em 2014, somou um total de 6.238 mil hectolitros produzidos.

Continue lendo

Vale do Leyda, região vinícola na costa do Chile

Em 2002, o Vale do Leyda foi reconhecido como uma região vitivinícola chilena. Até a década de 1990, a área localizada na costa do Chile não era explorada para o cultivo da uva e a produção de vinho.

Continue lendo