Como montar a sua primeira adega – parte 3/3

Chegamos ao nosso último post sobre a montagem da sua primeira adega e, a esta altura, esperamos que você já esteja preparando e selecionando os vinhos que vai guardar em casa. Antes de partirmos para as dicas finais, vamos relembrar um pouco do que já falamos até agora neste guia.

Na primeira parte, demos dicas de como poderá ser a adega, qual o tamanho e onde deverá ficar, além de falarmos um pouco sobre as diferenças entre ter uma adega climatizada ou não. Na sequência, seguimos para a busca de três rótulos iniciais e essenciais, que são: um espumante brut, um vinho branco e um vinho tinto.

Na segunda etapa, pensamos em outros momentos possíveis em seu dia a dia, sugerindo um vinho rosé – que pode até ser curinga para diversos momentos, juntamente com um vinho de sobremesa para acompanhar o doce do final da refeição. Finalizamos nossas dicas indicando um vinho especial, para aquele momento que ficará em sua memória por muitos e muitos anos.

Pensando que a adega ideal deve comportar uma seleção de vinhos que acompanhem todos os momentos do seu dia a dia, vamos fechar o nosso guia com mais três sugestões de rótulos!

1ª Sugestão: – Espumante Rosé

Se você já tem um espumante brut (branco) em sua adega, talvez esteja se perguntando o porquê de ter dois espumantes, sendo o segundo rosé. Bem, há sim algumas diferenças; vamos a elas:

O seu brut certamente será uma ótima companhia para um começo de festa ou reunião de amigos, acompanhar saladas e petiscos ou até mesmo para um brunch (fica a dica para um domingão diferente). 

Já o seu espumante rosé poderá também cumprir essas funções, mas como tem uma uva tinta na sua composição, ele poderá harmonizar com pratos mais encorpados, como uma massa com molho de tomates ou, acredite, com carnes em um churrasco.

Além de suas várias possibilidades na culinária, um belo espumante rosé, com sua cor clarinha e as bolhas subindo pela taça, é sem dúvida um espetáculo à parte que vai abrilhantar a sua festa.

E que tal um espumante brasileiro, feito por uma das vinícolas mais renomadas e premiadas do país? Nossa dica é o Victoria Geisse Extra Brut Vintage Rosé.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Rosé

2ª sugestão – Vinho do Porto

Há muita tradição e história em torno do Vinho do Porto. Produzido na região do Douro, em Portugal, é um vinho fortificado, ou seja, antes de terminar o seu processo de vinificação, é inserido um pouco de aguardente vínica, uma espécie de cachaça de uva, para interromper a fermentação. Isso deixa o vinho mais alcoólico e bem doce – mas nada com que se preocupar, já que é uma doçura natural.

Para terminar uma refeição com uma tacinha, para acompanhar uma torta de chocolate, ou, como parceiro em uma roda de charutos, o Vinho do Porto é inigualável. Os mais acessíveis são os classificados como Tawny e Ruby, sendo o primeiro mais claro e com aromas e sabores mais amendoados e o segundo mais intenso, encorpado, com aromas lembrando frutas em calda e geleia. 

Ter um bom Porto vale a pena. É versátil e dá até para brindar um bom momento com ele. Que tal provar o Churchill’s Ruby Reserva?

Vinho do Porto Tinto Churchill’s Ruby Reserva 750 mL

3ª sugestão – Garrafa extra do vinho que mais consome

Todo mundo tem um tipo de vinho que prefere. A maioria é fã de tintos, mas muitos gostam mais de brancos ou espumantes. E essa é nossa dica final: tenha mais uma garrafa do tipo de vinho que você mais consome. 

Se é tinto, compre mais uma garrafa, que não necessariamente precisa ser do mesmo rótulo. Se você tem um Cabernet Sauvignon (que indicamos na primeira parte deste guia) guardado, que tal comprar também um Merlot? Se é dos brancos e já tem um Chardonnay, que tal um Sauvignon Blanc?

Agora, se você prefere os espumantes, vale a pena conhecer os que são feitos em outros países que têm se destacado nesta categoria. O Brasil é um deles, por exemplo.

Mas como sabemos que a uva Malbec tem muitos apreciadores, a chance de você gostar deste vinho é muito grande. Não só por sua qualidade, mas por sua versatilidade também, combinando com vários tipos de pratos, desde churrasco até uma carne ensopada com cogumelos, por exemplo.

Que tal experimentar o Escorihuela Familia Gascon Malbec 2018?

Vinho Tinto Escorihuela Familia Gascon Malbec 2018

Pronto! Agora você já tem 9 vinhos em sua adega e está preparado para praticamente todas as situações. 

Para terminar, algumas dicas que podem ajudá-lo a manter sua adega sempre funcional:

  • Independentemente do tamanho dela, mantenha-a organizada e tenha um registro do que tem por lá. Assim você pode inclusive ir entendendo melhor o que mais gosta, o que mais consome e fazer melhores compras no futuro;
  • Lembre-se sempre de repor. Consumiu um, busque um outro para entrar no lugar vazio. Adega sem vinho não serve para muita coisa;
  • Mantenha os vinhos deitados e os espumantes em pé, com pouca iluminação e nunca em contato com o sol. Procure sempre um local que seja fresco e seco, mas que não tenha muita oscilação de temperatura. Eles gostam de ficar assim, sem muitas mudanças.

E por fim, faça da montagem da sua adega um momento de prazer. Comprar e guardar vinhos pode ser somente funcional, para atender os diversos momentos do seu dia a dia, mas pode também ser um ótimo hobby. Divirta-se!

Até a próxima e saúde!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

grand_cru_como _montar_sua_adega_1

Como montar a sua primeira adega – parte 1/3

Continue lendo

Como montar a sua primeira adega – parte 2/3

Continue lendo