Afinal, qual é a diferença entre os rótulos Cinquanta, Sessant’Anni, 62 e F, da San Marzano?, por Massimo Leoncini

Se você conhece e gosta dos vinhos da renomada vinícola San Marzano, da Puglia, sul da Itália, já deve ter ouvido falar nas linhas mais especiais: Cinquanta, Sessant’Anni,  Anniversario 62 e F. Entenda de vez a diferença entre elas, e conheça suas características especiais!

Por Massimo Leoncini

O tema de hoje é a Puglia e essa grande “confusione” entre as linhas superiores da San Marzano. Escolhi esse tema porque a vinícola tem vários vinhos com rótulos que usam números como nome, como o Collezione Cinquanta, o Primitivo Sessant’Anni e o Anniversario 62. E, além desses, ainda temos o F – e poucos sabem a história por trás do rótulo.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses rótulos hoje!

San Marzano Collezione Cinquanta

O Collezione Cinquanta é um vinho especial feito para a comemoração dos 50 anos da vinícola San Marzano. Fundada em 1962, a vinícola se tornou um dos maiores nomes da Puglia, no sul da Itália, tornando-se a principal embaixadora da região, e levando suas castas autóctones para todos os cantos do mundo.

Foi por isso que, para comemorar o seu quinquagésimo aniversário, produziram um vinho com 100% do DNA da Puglia, feito a partir de um corte das duas mais importantes uvas locais: a Negroamaro e a Primitivo.

Diferentemente de outras linhas da vinícola, que possuem denominação de origem controlada, a equipe responsável optou por não utilizar nenhuma indicação geográfica neste rótulo, que foi lançado como um Vino Rosso da Tavola, ou seja, um típico vinho de mesa “pugliese”. Essa escolha não foi feita por acaso. Caso quisessem produzir o vinho dentro das denominações de origem da região, precisariam seguir uma série de normas rigidamente definidas, o que tiraria a liberdade de produzir um vinho autoral.

Outro motivo a mais pelo qual o Cinquanta não é um IGT ou uma DOC, é que dentro destas denominações é obrigatório especificar as safras dos vinhos, mas ele é, na verdade, um “blend” de safras. Para o corte, foram escolhidas as melhores produções de Primitivo e de Negroamaro dos anos de 2010, 2011 e 2012.

Collezione Cinquanta. Aniversário de 50 anos da vinícola. Um vinho tinto de mesa com as uvas Negroamaro e Primitivo, produzido a partir de blend de safras diferentes. Essa é a primeira edição deles. Para a próxima edição do Cinquanta a vinícola está elaborando o 50+1. Aguarde para mais detalhes…

Vinho Tinto San Marzano Collezione Cinquanta 750 mL

Vinho Tinto San Marzano Collezione Cinquanta 750 mL

San Marzano Sessant’Anni Primitivo di Manduria DOC

Sessant’Anni, em italiano, quer dizer 60 anos. Uma linha muito especial de vinhos da San Marzano produzidos apenas de uvas colhidas de vinhas com mais de 60 anos de idade, ou seja, de vinhas velhas e sábias. Sua denominação de origem é a Primitivo di Manduria, o que significa que, diferentemente do Cinquanta, as uvas para este vinho não podem vir de qualquer região da Puglia, mas apenas da cidade de Manduria.

Quanto mais velhas as parreiras, menos uvas elas produzem, mas muito mais concentradas e complexas.  Os vinhos resultantes são especiais: possuem mais estrutura, mais concentração de sabor, mais persistência…. Têm qualidade superior!

E obviamente isso ficou apreciado no mundo todo. Por isso a San Marzano virou referência na produção da Primitivo, levando a casta para outro patamar dentro do mundo do vinho.

Conheça o Sessant’Anni aqui.

Vinho Tinto San Marzano Sessant'Anni Primitivo di Manduria 2012 750 mL

Vinho Tinto San Marzano Sessant’Anni Primitivo di Manduria 2012 750 mL

San Marzano Anniversario 62 Primitivo di Manduria Riserva DOC 

Este rótulo é um DOC Primitivo di Manduria Riserva. Então, do ponto de vista disciplinar, ou seja, das regras de Denominação de Origem Controlada, sua produção precisa seguir mais especificidades do que o Sessant’Anni para ser considerado típico da região.

As vinhas que deram origem a esse vinho possuem um rendimento por hectare mais baixo, o que significa uvas mais concentradas, e o envelhecimento é mais prolongado antes de ser colocado no comércio.

Por que se chama 62?

Porque é o ano em que foi fundada a Cooperativa San Marzano. Para você ter uma ideia, a San Marzano hoje é uma cooperativa de produtores da Puglia que possui mais de 1.200 sócios, mas este rótulo especial foi feito só com as uvas cultivadas pelos 19 primeiros sócios-fundadores da Cooperativa.

Enquanto para o Sessant’Anni foram colhidas uvas de vinhas velhas dos 1.200 sócios, para o Anniversario 62 foram coletadas apenas as uvas produzidas nesses primeiros 19 fundadores.

Conheça o Anniversario 62 aqui.

Vinho Tinto San Marzano Anniversario Primitivo di Manduria 750 mL

Vinho Tinto San Marzano Anniversario Primitivo di Manduria 750 mL

San Marzano F Negroamaro 2012

O F é uma linha que foge um pouco das numerações, mas o nome misterioso também gera certa confusão.

Para entender sua origem, precisamos relembrar a história da vinícola. Antes de Cantine San Marzano, ela se chamava Feudi di San Marzano. Naquela época, as melhores fileiras das vinhas da uva Negroamaro eram identificadas com uma placa escrito F, demarcando as parreiras que seriam usadas para produzir o vinho superior da Feudi.

Para quem não conhece a região, San Marzano vem do nome da cidade San Giuseppe di San Marzano. E Feudi, plural de feudo, se referia ao conjunto de feudos ao redor da cidade que produziam vinho.

O F também é típico da Puglia, mas usa apenas as uvas da região de Salento, mas abrangente do que a Manduria. A Negroamaro é a segunda casta mais importante de lá, uma uva bem escura e com um leve final amargo.

Conheça o F Negroamaro aqui.

Vinho Tinto San Marzano F. Negroamaro Salento IGP

Vinho Tinto San Marzano F. Negroamaro Salento IGP

Você conhece outros rótulos da San Marzano aqui.


Massimo Leoncini é Sommelier Executivo da Grand Cru, e vai escrever quinzenalmente aqui no blog. Italiano da cidade medieval de San Gimignano, na Toscana, chegou ao Brasil a convite do Grupo Fasano, onde trabalhou como Wine Manager por nove anos, antes de assumir a curadoria do portfólio da Grand Cru.

coluna-massimo-leoncini-san-marzano

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

A vinícola San Marzano e a região da Puglia: conheça o sul da Itália

Continue lendo

Harmonizações de pratos típicos da Puglia, região do sul da Itália

Continue lendo

Sicília: descubra porque os vinhos da ilha italiana estão na moda

Continue lendo