Armazene os seus vinhos da maneira correta em casa, por Daniel Focas Carrer

Não tem uma adega climatizada? Confira qual é a melhor maneira de armazenar os seus vinhos em casa!

Muitos enófilos não têm uma adega climatizada em casa – e às vezes, mesmo na adega, seus vinhos estão expostos a condições inadequadas de armazenamento.

Confira abaixo algumas dicas dos nossos sommeliers e preserve seus vinhos da melhor maneira possível!

Em posição horizontal

É muito importante que a rolha se mantenham sempre encharcada, para que ela não resseque e permita a entrada de oxigênio (o que estragaria o vinho);

Temperatura constante de 12 a 16°C

Temperaturas muito acima poderiam fazer o vinho evoluir muito rapidamente, o que seria péssimo. O vinho precisa de tempo para evoluir com qualidade. Temperaturas muito abaixo poderiam fazer a bebida diminuir a evolução até estagnar;

Livre de qualquer iluminação ou trepidação

A interferência de luz pode transformar a composição química do vinho na garrafa, assim como as trepidações, que agitam as moléculas do vinho.

A julgar os três tópicos listados acima, já é possível perceber que a cozinha, por exemplo, é um dos piores lugares da casa para se armazenar as suas garrafas de vinho. A geladeira também não é uma boa opção, pois a temperatura, apesar de constante, é bem abaixo do ideal.

Se não tiver uma adega climatizada, sugerimos guardar os seus vinhos em prateleiras debaixo da escada ou um armário afastado da cozinha e da luz.

Está pensando em comprar uma adega climatizada? No meu próximo texto, vou contar como foi a minha busca pela adega que tenho em casa hoje.


Daniel Focas Carrer está há mais de 10 anos bebendo vinho, mas só nos últimos meses começou a ter mais intimidade com o fermentado de uva. Além de Gerente de E-commerce na Grand Cru, se tornou um verdadeiro Aprendiz de Sommelier e a cada novo aprendizado, se fascina cada vez mais pelo universo que gira ao redor de uma taça.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

10 vinhos de até R$70 com excelente custo-benefício

Continue lendo

A Syrah pelo mundo: Vale do Rhône, Austrália, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile

Continue lendo

Aprenda a lavar corretamente suas taças e decantadores de vinho!

Continue lendo