Vinho rosé: a substituição ideal da cerveja em uma mesa de bar

Você sabia que durante o verão do Mediterrâneo, que pode chegar até incríveis 50°C, o vinho rosé é a bebida preferida dos europeus?

O motivo é simples: um vinho rosé gelado é leve, refrescante e vai super bem com canapés, entradinhas e aperitivos, principalmente com os petiscos fritos.

Devido ao amargor do after taste, os rosés possuem a mesma característica da cerveja do tipo Pilsen – a mais consumida no Brasil – de limpar o paladar enquanto beliscamos aperitivos deliciosos na mesa do bar . Além disso, este tipo de vinho combina bastante com as comidinhas preferidas dos brasileiros, como a linguiça calabresa, mandioca, polenta e batata fritas, onion rings, lula à dorê e provolone à milanesa.

O motivo de não bebermos vinhos rosé no Brasil como bebemos cerveja é simples: um costume cultural. Mas que já está mudando! Cada vez mais vemos os brasileiros pedindo um vinho rosé em um balde de gelo nas mesas das calçadas, principalmente durante o verão.

Para se ter uma ideia da versatilidade dos rosés, eles podem acompanhar uma variedade impressionante de pratos, de saladas, peixes e carnes brancas, a tortas salgadas, pizzas , queijos e frituras em geral.

Harmoniza com: Vinho Rosé Estandon Brise Marine Mediterranée 2017. um vinho bem equilibrado, agradável e fácil de beber. Espetacular pelo preço!

Vinho Rosé Estandon Brise Marine Mediterranée 2017 750 mL

O vinho rosé também é perfeito para aquela tarde à beira da piscina e ainda não estufa como a cerveja. Quer outra boa notícia? Para mostrar a versatilidade desse tipo de vinho, separamos dez aperitivos deliciosos que combinam perfeitamente bem com um vinho rosé!

1. Pizza aperitivo

Tanto um belo pedaço de pizza de mussarela quanto uma pizza inteira de pepperoni servida como aperitivo combinam bastante com um vinho rosé, que equilibra o sal do queijo e a gordura e o sabor picante da linguiça. Confira a receita da pizza de pepperoni.

pizza-harmoniza-bar-cerveja-vinho-rose

2. Lula à dorê

Um delicioso petisco de lula bem temperada e frita, com uma crosta crocante, em uma versão do chef Edu Guedes. Aprenda a fazer essa iguaria.

lula-dore-bar-cerveja-vinho-harmoniza-receita

3. Papas bravas (batatas bravas)

As batatas bravas são um dos aperitivos espanhol mais adorado pelos brasileiros. Imagine batatas crocantes por fora e macias por dentro acompanhadas de dois molhos deliciosos servidos separadamente, um de pimentão com tomates e um de alho. Confira a receita das batatas bravas.

batatas-bravas-harmoniza-vinho-rose-cerveja

4. Linguiça Alheira

A Alheira é um prato típico português, feito com porco, frango e alho. Nossa indicação de receita é a Alheira de Mirandela, a mais famosa do país, vinda da região de mesmo nome. Aprenda a fazer a tradicional alheira portuguesa.

alheira-portuguesa-linguica-harmoniza-vinho-bar-cerveja

5. Bruschetta de presunto cru

Uma receita fácil e rápida, que pode servir de entrada ou de petisco. Bruschetta todo mundo já conhece, mas a receita pode ser preparada com presunto cru e fica deliciosa. Aprenda a fazer a bruschetta de presunto cru.

bruschetta-presunto-cru-harmoniza-vinho-receita

6. Coxinha

Claro que não podíamos deixar indicar a receita do famoso Bar Veloso, conhecido por ter a melhor coxinha da cidade de São Paulo! Veja como fazer a coxinha do Veloso no passo a passo.

Foto: Patricia Stavis.

Foto: Patricia Stavis.

7. Pastelzinho de carne seca com queijo cremoso

O típico petisco de boteco, deliciosamente frito com recheio de carne seca e queijo cremoso. Veja como preparar essa delícia em casa.

pastel-carne-seca-catupiry-receita-harmoniza-cerveja-vinho

8. Canapés de salmão

O perfeito petisco ou entradinha para comer no bar ou com os amigos em casa. Crocante e macio, perfeito para o verão! Confira a receita do canapé.

canape-salmao-harmoniza-vinho-bar-cerveja-receita

9. Arancini de funghi

O aperitivo italiano feito de risoto com recheios diversos é uma delícia para beliscar durante a tarde. Nossa receita é feita com um mix de (shiitake, shimeji, paris e portobello). Veja a receita do Arancini.

arancini-funghi-harmoniza-vinho

10. Cachorro quente

Já que estamos falando de vinho Rosé, nossa indicação de cachorro quente é uma versão à francesa da chef Roberta Sudbrack. Confira a versão dela do hot dog no pão baguete.

baguete-hot-dog-francesa-vinho-harmoniza

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

6 filmes que são uma delícia para assistir tomando vinho

Continue lendo

Experimente um rosé e se surpreenda, por Didú Russo

Continue lendo

No mundo – quase – desconhecido dos rosés, por Amandine Castillon

Continue lendo