5 fatos que você não sabia sobre garrafas de vinho

Já se perguntou por que as garrafas de vinho têm como tamanho padrão 750 mL, e não um litro? Ou qual a razão dos diferentes formatos (Bordeaux, Borgonha, Alsácia…)? Entenda essa e outras curiosidades sobre os diferentes tamanhos de garrafas.

1) Por que as garrafas de vinho têm formatos diferentes?

diferentes-formatos-garrafa-bordeaux-borgonha-champagne-alsacia

O formato das garrafas de vinho pode variar de acordo com a região ou com a uva – e existem motivos lógicos para cada formato. Entenda a origem de cada formato de garrafa abaixo:

A) Borgonha

A garrafa que tem ombros tênues e corpo mais largo é conhecida por acondicionar Pinots do mundo todo – e não só na Borgonha. Isso acontece justamente por serem vinhos menos tânicos e encorpados, que acumulam menos resíduos sólidos com o envelhecimento.

B) Bordeaux

Com ombros mais marcados e corpo reto, a garrafa Bordeaux é mais indicada para os vinhos de longa guarda, pois facilita o acúmulo de resíduos sólidos na região do ombro da garrafa. Além disso, retém os resíduos na hora de servir o vinho em taça.

C) Champagne

O formato é praticamente o mesmo da garrafa Borgonha, com a diferença que o vidro é mais espesso, de modo que seja mais resistente à pressão do gás. É o formato padrão de garrafas de espumante.

D) Alsácia

Garrafas alongados com ombros muito sutilmente delineados. Além dos vinhos da Alsácia, é comum encontrar Rieslings da Alemanha e de outras partes do mundo com esse formato.

2) Por que o tamanho padrão de garrafas de vinho é 750 mL, e não um litro?

A gigantesca maioria das garrafas de vinho é fabricada no tamanho padrão de 750 mL – não nos outros 13 tamanhos existentes. Mas acredite, elas podem variar de 187 mL até 30 litros. Existem muitas lendas sobre o porquê do padrão ser 750 mL, mas o mais aceito é que o tamanho foi definido numa época em que os vinhos de Bordeaux eram comercializados pelos ingleses na própria barrica (ainda não eram vendidos na garrafa!). Além de eles não utilizarem o mesmo sistema métrico da França (um galão correspondia a 4,5 L), as barricas bordalesas tinham desde aquela época 225 litros, o que resulta em um total de 300 garrafas de 750 mL.

3) Qual a diferença entre garrafas brancas e verdes?

Embora  a maioria das garrafas de vinhos tintos seja verde e as de vinho branco e rosé seja transparente, a cor pode variar de acordo com as tradições de cada região (as do Reno, região da Alemanha, por exemplo, são marrons). Mas isso é exceção. Verde porque impede o contato direto da luz com o vinho (manter a distância da iluminação, natural ou artificial, é um dos princípios do bom acondicionamento da bebida se quiser preservar a qualidade dela por anos). Os vinhos acondicionados em garrafas transparentes – brancos e em rosés, em sua maioria – são feitos para consumo rápido, por isso a questão do contato com a luz não é tão relevante. É comum encontrar alguns brancos em garrafas verdes, e isso pode ser um indicativo sobre o potencial de guarda do vinho.

4) Para que serve o buraco no fundo das garrafas de vinho?

É… O buraco no fundo da garrafa, definitivamente, não deveria ser utilizada para ajudar na hora de servir o vinho em taça. Apesar de muitos o utilizarem com essa finalidade, foi criado para ajudar a empilhar as garrafas em um contêiner e facilitar o transporte da bebida por longas distância.

5) Existem garrafas de 30 litros de vinho? Quais são todos os tamanho de garrafas de vinho?

diferentes-tamanhos-garrafa-meia-magnum-jeroboam

Sim, existem garrafas de vinho com 30 litros de capacidade. E elas são raríssimas. A maioria das garrafas é feita em tamanho de 750 mL. Em outros tamanho, é mais comum encontrar 375 mL ou 1,5 L. Os tamanhos menores surgiram para evitar a oxidação de um vinho para consumidores que não vão acabar com uma garrafa. Já as de tamanhos grandes são mais comuns em festas e celebrações (não à toa, é mais comum encontrar Champagnes em tamanhos maiores do que vinhos de outras regiões).

Confira abaixo uma lista com os diferentes tamanhos de garrafas de vinho (e quantas taças de vinho cada garrafa serve!):

Um quarto: 187 mL (serve 1,25 taça)

Meia garrafa: 375 mL (serve 2,5 taças)

Sobremesa: 500 mL (serve 3,3 taças)

Garrafa: 750 mL (serve 5 taças)

Magnum: 1,5 L (serve 10 taças)

Jeroboam (Jeroboão): 3 L (serve cerca 20 taças)

Réhobam (Roboão): 4,5 L (serve 30 taças)

Imperial ou Matusalém: 6 L (serve 40 taças)

Salmanazar ou Mordecai: 9 L (serve 60 taças)

Baltazar: 12 L (serve 80 taças)

Nebuchodonosur: 16 L (serve 100 taças)

Melchior: 18 L (serve 120 taças)

Salomão: 20 L (serve 133 taças)

Melquisedeque: 30 L (serve 200 taças)


Por Gustavo Jazra

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Aprenda a abrir uma garrafa de vinho sem quebrar a rolha com o nosso infográfico

Continue lendo

Conheça os diferentes tipos de rolhas para garrafas de vinho

Continue lendo

5 dicas de como escolher vinhos de guarda para a sua adega, por Massimo Leoncini

Continue lendo