Vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos: o que são, quais as diferenças entre eles e como encontrá-los

Já ouviu falar em vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais? Entenda a diferença entre essas três nomenclaturas.

Qualidade de vida é, certamente, um assunto em voga ultimamente – e não é possível abordá-lo sem falar em alimentação. Os alimentos orgânicos, biodinâmicos e naturais não só fazem bem à saúde como têm gosto e aroma totalmente superiores. São alimentos puros e dizem muito a respeito da terra onde foram cultivados. Sendo o vinho resultado de um produto agrícola, a uva não é diferente.

Como sabemos, o meio ambiente é essencial para o bom funcionamento da cadeia alimentar. Todos exercem sua função naturalmente pré-estabelecida e totalmente dependente das funções dos outros seres vivos, ou seja, ninguém está ali por acaso. E é por isso que o equilíbrio desse sistema é tão importante.

Para se ter uma ideia, uma pequena parcela de terra tem cerca de milhões de vidas – entre insetos, fungos, bactérias e microorganismos –, todas em perfeito equilíbrio e harmonia.  Com a aplicação de produtos químicos, muitas dessas vidas morrem, e é aí que começa o desequilíbrio do ecossistema, surgindo assim, vários problemas.

Graças à individualidade dos vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos, esses produtos têm se destacado cada vez mais no mercado e se tornando os preferidos de muitos amantes da bebida.

Agora, entenda o que cada um desses nomes quer dizer!

Matetic, a premiada vinícola biodinâmica chilena.

Vinho orgânico, o estilo de vinho do momento

No caso das uvas, a viticultura deve ser feita sem a utilização de agrotóxicos, substâncias sintéticas e adubos químicos. O intuito é manter o equilíbrio do ecossistema e proteger o meio ambiente, contribuindo, assim, para todos os envolvidos na cadeia – da terra ao consumidor final.

Alguns cuidados são importantes e mandatórios, como o uso responsável de recursos naturais como solo, água, ar e tudo mais que houver no entorno dos vinhedos. A palavra-chave é sempre o equilíbrio.

Vinho Tinto Koyle Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2016 750 mL

Foi da busca incessante por um terroir para a produção de vinhos de alta gama que surgiu a Viña Koyle. Ela se estabeleceu em Los Lingues, no Alto Colchagua, em 2006. Seu fundador, Alfonso Undurraga, trabalhou com o ideal de transformar-se em referência no cultivo e desenvolvimento biodinâmico, ponto que eles julgam primordial para a boa qualidade dos exemplares que produzem.

Vinho biodinâmico sem misticismo

A biodinamia em vinhedos começa com o cultivo orgânico das uvas, mas essa etapa é apenas o início de um trabalho minucioso e ancestral da agricultura que se baseia na observação das fases da lua, das estações do ano e da influência do sol sob as plantas…

Animais fazem parte do meio ambiente das vinícolas biodinâmicas.

Isso significa proteção à biodiversidade e de todos os elos da cadeia, sejam eles elementos minerais, seres vegetais ou animais. É uma volta ao início do século 20, onde ainda não havia a disseminação do uso dos defensivos agrícolas.

Vinho Tinto Menguante Garnacha 2018 750 mL

Como assim vinho natural?

Embora ainda não haja uma legislação oficial para os vinhos naturais, podemos considerar que as uvas utilizadas na elaboração desses vinhos devem ser provenientes de vinhedos orgânicos, biodinâmicos ou sustentáveis, para que a matéria-prima seja a mais saudável possível.

Os vinhos são produzidos exclusivamente a partir do sumo da uva, sem a remoção ou adição de absolutamente nenhum elemento durante todo o processo. Se está se perguntando o que poderia ser modificado nesse processo, explico: acidez, tanino, aspecto visual, aromas, sabores e textura, em um modelo de vinicultura convencional são alterados por meio do uso de produtos químicos.

Também não passam por colagem nem filtragem, pois os produtores acreditam que esses processos retêm elementos importantes do vinho, como os aromas. O uso do sulfito (conservante contra a oxidação do vinho) também não é conveniente a esses produtores. Os menos radicais, por sua vez, utilizam baixas doses de sulfito, mas apenas por precaução.

Entender a ciência por trás da produção de vinhos tem sido muito positivo, e poderia ser ainda mais, se em vez de controlarmos absolutamente toda a produção da bebida, deixássemos um pouco mais para a natureza, afinal de contas, muito pouco é creditado a ela.

A Zorzal é uma vinícola da região de Gualtallary, na Argentina, uma sub-região de Mendonza. Conheça o rótulo de vinho natural da Zorzal aqui.

Vinho Tinto Zorzal Terroir Unico Malbec 2018 750 mL

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

O que são vinhos biodinâmicos?

Continue lendo

Conheça a Matetic, a premiada vinícola biodinâmica chilena

Continue lendo

Cuidado essencial: a Agricultura Biodinâmica

Continue lendo